• ACUPUNTURA PEDIÁTRICA

Quando falamos de Acupuntura Pediátrica, temos:

ACUPUNTURA PARA BEBÊS

Cólicas, refluxos, distúrbios do sono, brotoejas, febre, dentição, tosse, alergias, fortalecimento da imunidade, quadros crônicos.

ACUPUNTURA PARA CRIANÇAS

Problemas respiratórios, distúrbios digestivos, eczema, asma, estomatite, viroses, alergias, epilepsia, xixi na cama, terrores noturnos, hiperatividade, ansiedade, recuperação de fraturas, conjuntivites, diabetes, quadros crônicos.

Abaixo, os provérbios e rápida explicação.

1 – XIAO ER PI BU ZU – “O Baço da criança é frequentemente insuficiente”

Esse provérbio chinês se refere ao papel que o órgão Baço tem no funcionamento da fisiologia energética e no metabolismo, uma vez que em Medicina Chinesa o Baço governa o processo de digestão, absorção dos nutrientes do alimento ingerido (é a fonte do que chamamos de Qi pós-celestial) e é o responsável por transformar e transportar a energia do alimento para a produção de Qi (que é o sopro da vida) e Sangue. Quando o Baço, que precisa de energia Yang para exercer bem suas funções, é fraco, temos indigestão e acúmulo de líquidos. Em outras palavras, para os chineses, todas as crianças até os 7 anos, tem tendência a indigestão. Além disso, a produção de muco (catarro) se origina aí, e daí a tendência infantil de produção de coriza e catarro com relativa facilidade.

2 – XIAO ER YIN BU ZU – O Yin das crianças frequentemente é insuficiente

Essa afirmação se refere ao fato que quando nascemos, somos mais energia em um corpo pequeno, somos mais Yang do que os adultos – daí que todos os processos são rápidos, adoece rápido mas se cura rápido. Em função disso que se explica por que as crianças tendem a ter quadros de calor (febres altas, doenças agudas de rápido desenvolvimento). Essas febres, se não baixadas, acabam consumindo mais e mais a energia Yin que está em maturação, portanto, na visão da Medicina Chinesa, é importante baixar as febres muito altas e duradouras para evitar o comprometimento da energia Yin durante a fase adulta, podendo gerar quadros de doenças crônicas pela deficiência do Yin.

3 -ZANG FU JIAO RUO, QI YI CHU DAO – “Órgãos são frágeis e suaves, o Qi facilmente sai do seu caminho”

Esse ditado refere-se ao fato das crianças serem delicadas, por isso o ataque de fatores externos de adoecimento (como o frio, umidade, calor, vento, etc) provocarem, com relativa facilidade, distúrbios como resfriados e as tais viroses.

4 – FA BING RONG YI, CHUAN BIAN XUN SU – “Crianças adoecem facilmente e sua doença rapidamente se torna séria”

Dando continuidade aos ditados anteriores, esse provérbio refere-se ao fato de que a velocidade em que a patologia se desenvolve nas crianças.

5 – ZANG FU QING LING, YI QU KANG FU – “Órgãos e vísceras são claros e vivos. Rapidamente recuperam a sua saúde”

Embora com rapidez o quadro de desarmonia se agrava, felizmente, o organismo infantil possui uma capacidade de convalescença muito alta, respondendo imediatamente a todas as formas de tratamento. Isso acontece não somente em termos físicos mas também em termos da ligação entre saúde e espírito (Shen), onde entra o fato de crianças serem facilmente afetadas pelas emoções, de onde se explica a influencia das emoções tanto das crianças quanto dos adultos que as rodeiam e seu estado geral de saúde (as somatizações). Assim, sentimentos como tristeza, ansiedade, raiva podem adoecer rapidamente uma criança, e sentimentos bons também contribuem para acelerar o processo de recuperação.

6 – GAN CHANG YOU YU – “O Fígado frequentemente adoece”

Esse ditado se refere à facilidade em que o Yang do Fígado se eleva e gera Vento, o que em termos ocidentais se refere às convulsões febris infantis. Além disso, quando há acúmulo de alimentos no Estômago pela fraqueza do Baço, pode levar ao aquecimento e estagnação do Fígado, gerando quadros de calor no sangue (como eczemas infantis, e até mesmo asma), que devem ser tratados principalmente com foco na alimentação, além de técnicas para suavizar o livre fluxo do Qi. Resulta que em crianças, quando apresentam sinais de desequilíbrio no Fígado, devemos logo pensar em acúmulo de alimentos.

7 – ZHI MU YI ZHI ZI – “Tratar da mãe para tratar da criança”

Por último mas não menos importante, o vínculo entre mãe e filho também é de extrema importância sob a ótica da Medicina Chinesa, onde devemos sempre levar em conta que, se houver um adoecimento da criança, a mãe também sofre um desgaste emocional e físico e deve ser cuidada, assim como a energia psíquica e física da mãe reflete no bebê e na criança. Assim, o desequilíbrio da mãe pode se manifestar como o adoecimento do filho, devendo o terapeuta cuidar de ambos e ajudar a mãe a perceber esse vínculo.