• DU JIU

Moxa Dragão Long Jiu 龙灸 

Moxa do Vaso Governador Du Jiu 督灸

Modalidade especial de moxabustão que implica basicamente na utilização de uma sequência de cones de moxa, na verdade pedaços de lã de moxa em formato similares a quibes, por toda a região da coluna do paciente de forma similar a uma serpente ou um dragão, daí o seu nome.

A descrição da moxabustão da serpente longa, permite a rápida identificação de que se trata de uma das modalidades de aplicação de moxabustão ao longo do trajeto do Vaso Governador (Du Mai), onde diversas porções de moxa prensada manualmente são colocadas sobre toda a coluna vertebral desde a sétima vértebra cervical até a quinta vértebra lombar.

É importante salientar que neste método de moxabustão algumas ervas trituradas em pó podem ser combinadas para a aplicação por debaixo da pasta de alho ou gengibre, de modo a potencializar ainda mais os efeitos terapêuticos desta aplicação de moxabustão. Em Shandong é bastante comum esta combinação onde alguns dos chefes do Departamento possuem suas próprias formulações em pó, que acabam sendo como uma espécie de segredo pessoal.

No CIAMEC temos algumas combinações especiais para diferentes finalidades, sempre com o objetivo de oferecer um tratamento individualizado e de alto nível.

A aplicação desta modalidade de moxabustão em forma de serpente longa tem as funções elementares de:

  • aquecer e tonificar o Yang do Vaso Governador (Du Mai),
  • fortalecer o Qi Primário (Yuan Qi),
  • fortalecer o Rim (Shen) e suas funções,
  • regular o Yin e Yang,
  • promover o fluxo de Qi e Sangue (Xue).

Pesquisas realizadas na China demonstram que esta modalidade de moxabustão sobre o Vaso Governador (Du Mai) isolada ou em combinação com outras modalidades terapêuticas apresenta excelentes resultados em diferentes patologias.